Estás a ser produtiva com o teu dinheiro?





A produtividade também pode ser aplicada à área financeira. E é isso que te vai permitir ter dinheiro, para investir no teu negócio.

Há muita coisa que podes fazer para criar o teu negócio sem precisar de dinheiro, mesmo muita. 

Mas chega a uma altura em que já faz sentido investir. Seja em formação ou consultorias, em algum software ou equipamento e até em publicidade.

Gerir dinheiro exige organização, gestão de prioridades e pequenos hábitos.

Organização porque se tu não tiveres a noção do dinheiro que tens e das despesas que tens tu vais perder o fio à meada. 

De repente dás por ti e não tens o dinheiro que precisas porque gastaste mais do que tinhas. Ou até tinhas dinheiro mas caíu uma conta de que não te lembravas.

É preciso definir prioridades porque o dinheiro é limitado e tens que ver o que é mais importante em cada momento.
Ou se uma despesa que não é necessária vai ter implicações noutra que é inevitável.

E são necessários pequenos hábitos de poupança. Porque é nas pequenas coisas que mais gastas, sem dar conta.
Da mesma maneira que crias hábitos para aproveitar melhor o teu tempo, também tens que criar habitos na maneira como gastas e como poupas o dinheiro.

Uma das coisas que me ajuda muito a gerir o meu dinheiro é poupar antes de gastar, em vez de esperar pelo fim do mês para poupar.

Logo no início do mês tenho automatizações na minha conta à ordem para retirar um valor que defini para várias contas separadas. 

É como um mealheiro. O dinheiro que vai para essas contas permite-me criar poupanças para várias despesas que surgem durante o ano. 

Por exemplo: despesas do carro, despesas de férias, despesas para investir em mim, na minha formação, no meu negócio, e para uma reserva de emergência (isto foi uma grande ajuda quando me despedi do meu emprego)

Enquanto houver dinheiro, nós não nos preocupamos muito e vamos gastando, só quando vemos que o dinheiro é pouco, é que nos começamos a preocupar em controlar os nossos gastos.

Assim, se já tiveres as poupanças feitas não corres o risco de não ter o suficiente no fim do mês.

Tudo isto te vai ajudar no teu negócio, porque com dinheiro para investir em ferramentas e na tua produtividade, vais aproveitar melhor o teu tempo e ter mais resultados. 

E quanto mais cedo começares a poupar, mais cedo vais ter dinheiro para fazer o teu sonho crescer.

Beijinhos 
IsaBel