Não saias da tua Zona de Conforto


Quantas vezes já ouvimos dizer "tens que sair da tua zona de conforto"?

Se calhar também já o dissemos a alguém. Eu sei que já o disse muitas vezes.
Mas cada vez mais detesto essa expressão.

Porque é que eu haveria de sair da minha zona de conforto? Ela é ... confortável, quentinha, aconchegante.

Quem é que quer estar numa situação em que se sente desconfortavel?
Ninguém.

Eu percebo a razão de ser desta frase e essa razão faz sentido. Porque se nós não temos aquilo que queremos onde estamos, se queremos mais, provavelmente isso implica fazer coisas com as quais não estamos confortáveis. E ir à procura num lugar desconhecido, com riscos.

Mas a ideia de que temos que sair da nossa zona de conforto acho que só nos dá ainda mais medo e nos bloqueia. O medo paraliza. 

E é por isso que muitas pessoas continuam descontentes e infelizes na sua zona de conforto. Porque ir para outro lugar é doloroso., é assustador.

Mas há outra solução. Nós podemos fazer a nossa zona de conforto crescer.

Pensem nisto:
Vocês vão à praia e querem ir à água, mas a água está muito fria.

E dizem-vos que a única maneira de irem à agua é saltar lá para dentro de uma vez. Isso vai bloquear-vos., e se calhar acabam por desistir de ir à agua. Porque é muito doloroso, é um desconforto muito grande.

Mas há outra maneira de entrar na água. Se formos um passinho de cada vez, vamo-nos habituando à temperatura da água e é mais fácil entrar na água fria.

Vai demorar mais tempo? Vai.
Vai ter o mesmo resultado no fim? Também vai.

Da mesma maneira podemos fazer crescer a nossa zona de conforto e fazer pequenas acções que nos são faceis e que nos permitem ir chegando mais perto do nosso objectivo, que antes estava lá bem longe, fora da nossa zona de conforto.

Aliás isto está em sintonia com o principio dos pequenos hábitos. Acções simples que nos levam a grandes resultados.

Por isso não pensem em sair da zona de conforto se isso realmente vos está a paralizar, façam-na crescer, muito mais agradável e eficaz na mesma.


Beijinhos 
IsaBel